"A arborização estimula hábitos saudáveis", destaca especialista sobre benefício de novas árvores em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)

Estudos realizados em diversos países mostram que bairros e parques arborizados estão associados à redução de casos de infarto, melhora da saúde mental, diminuição da pressão arterial e do estresse, além de incentivar a prática de atividades físicas e o contato com a natureza. Para Santa Maria, a preservação e expansão das áreas verdes e arborizadas são parte de um planejamento mais amplo e que ainda não saiu do papel. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Para a professora do Departamento de Ciências Florestais da UFSM, Ana Paula Moreira Rovedder, mais do que uma cidade mais verde, com a reposição das árvores suprimidas e da criação de novos parques e áreas verdes, o acesso da população a esses espaços é crucial. Tudo faz parte de uma rede que pode ampliar o bem-estar da comunidade. 


– A arborização estimula hábitos saudáveis, como caminhar, correr ou passear com o cão no parque. Além disso, em tempos de mudanças climáticas e eventos extremos, as árvores ajudam a amenizar as amplitudes térmicas nas cidades, melhorando o conforto, a qualidade de vida e reduzindo riscos, principalmente para idosos e crianças – ressalta a pesquisadora. 
 

Mais árvores

De acordo com Ana Paula, o município segue a mesma tendência da maioria dos municípios brasileiros: expansão urbana baseada em pavimentação, concreto e especulação imobiliária. As supressões de árvores são constantes, muitas dentro da lei, mas o problema é que não há reposição adequada, confronta. 


Incentivo econômico 

Mudança de perspectiva para o desenvolvimento é o que acredita a pesquisadora. Em meio ao crescimento do turismo rural, do ecoturismo e do turismo de aventura, conservar e planejar uma cidade a partir da preservação da natureza pode gerar impactos econômicos positivos.


– A Quarta Colônia, por exemplo, tem grande potencial devido às suas belezas naturais e ao Corredor Ecológico, que atrai políticas de preservação. É preciso romper com a ideia de progresso limitada à monocultura ou ao concreto. O verdadeiro desenvolvimento está em manter áreas preservadas, seguir regras ambientais e conviver de forma sustentável com a natureza.


Leia mais:




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com mais de 100mm de chuva no fim de semana, Santa Maria ultrapassa média histórica de setembro Anterior

Com mais de 100mm de chuva no fim de semana, Santa Maria ultrapassa média histórica de setembro

Dia da árvore: Confira a lista de espécies nativas para cultivar no pátio ou calçada de casa Próximo

Dia da árvore: Confira a lista de espécies nativas para cultivar no pátio ou calçada de casa

Geral